quinta-feira, julho 18

Samuel Libânio realiza mais um procedimento cirúrgico inédito na região

Médicos do serviço de hemodinâmica salvam vida de paciente com procedimento raro e inédito

Samuel Libânio jornaldomingo.com.br

Mais um procedimento inédito na região foi realizado pelos médicos do serviço de hemodinâmica do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) salvando a vida de um paciente de 90 anos. Os profissionais realizaram um fechamento transcutâneo de orifício gerado por uma válvula cardíaca implantada cirurgicamente que teve uma complicação.

“A válvula foi implantada no lugar da válvula aórtica, pois houve um vazamento e o sangue estava refluindo patologicamente para o ventrículo esquerdo. O paciente já tinha se submetido à vários procedimentos cardíacos e quanto mais cirurgias mais fica complicada a situação de saúde. Devido a insuficiência cardíaca, decidimos por esse procedimento médico no paciente que está se recuperando muito bem”, conta o médico cardiologista intervencionista e diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva.

O médico cardiologista Vicente Paulo Resende Jr. afirma que atualmente o HCSL está apto para realizar procedimentos de alta complexidade, não devendo nada a hospitais de capitais.

Samuel Libânio jornaldomingo.com.br

“Neste procedimento usamos um plug vascular (dispositivo oclusor) que fica ao lado da válvula aórtica. Diante da detecção do defeito, fizemos o procedimento por via transcateter. Nossa equipe está com sentimento de dever cumprido. Sabemos como são raros esses procedimentos em todo o Brasil, sendo que muitas vezes os pacientes tinham que se tratar até fora do país”, explica Vicente Resende.

O HCSL está preparado e equipado para atuar e resolver integralmente as patologias cardíacas, desde as mais simples até as mais complexas. Os serviços de anestesia, ecocardiografia, enfermagem altamente qualificados que auxiliaram esses procedimentos, são apenas alguns exemplos de competência de profissionais que atuam no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Com informações e fotos da FUVS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *