quinta-feira, novembro 21

Histórias de enfrentamento do câncer de mama

Neste Outubro Rosa o Projeto Lencinho com Carinho – que atua na doação de lenços, toucas, cachecóis, turbantes e perucas para mulheres e meninas em tratamento contra o câncer em Pouso Alegre e região – tem postado diariamente em sua página do Facebook depoimento de mulheres que relatam suas experiências de enfrentamento do câncer de mama. Um forma de chamar a atenção para a doença e encorajar outras que estão passando pelo mesmo problema a renovar sua fé e esperança.

“O intuito dos depoimentos é alertar a todos sobre a importância dos exames como mamografia e autoexame, pois quanto antes é feito o diagnóstico, maiores as chances de recuperação. O objetivo também é mostrar que existe vida durante e após o diagnóstico do câncer de mama para que as pessoas que passam por esse processo não se desesperem e, sim, enfrentem com fé e força”, diz Nilza Domeneguetti, coordenadora do Projeto Lencinho com Carinho em Pouso Alegre.

Outubro Rosa 4 jornaldomingo.com.br

E as ações de encorajamento não se restringem à rede social. No próximo sábado, dia 19, o Projeto Lencinho com Carinho realiza o Dia do Cuidado. A ação, organizada por voluntárias, marca o Outubro Rosa em Pouso Alegre. Será no Clube Literário, às 14h, e deve contar com a presença de cerca de 50 mulheres. “É um encontro entre ‘guerreiras’, quando proporcionamos a elas um dia de informações e descontração”, conta Nilza Domeneguetti.

O evento é realizado todos os anos e nesta edição terá a participação de uma equipe de maquiagem, mini palestras com o nutricionista Allan Silveiro e com a psicologia Bruna Helena, além de depoimentos de mulheres que enfrentaram e enfrentam o câncer. “Também teremos dinâmicas, sorteio de brindes e um delicioso café”, completa Nilza.

dia do cuidado lencinho com carinho jornaldomingo.com.br
Dia do Cuidado realizado no ano passado

Segundo ela, dar apoio emocional e elevar a autoestima de mulheres que estão passando por tratamento oncológico é o principal foco do projeto Lencinho com Carinho. Daí a importância de eventos como o Dia do Cuidado. Uma forma de colaborar para que as mulheres se sintam mais fortes, confiantes e, por que não, belas durante esta fase tão delicada que é o enfrentamento do câncer.

“O projeto Lencinho com Carinho tem o objetivo de apoiar em todos os sentidos: na prevenção e no processo de tratamento após o diagnóstico do câncer. Além das doações que fazemos, também oferecemos apoio emocional por meio de conversas e grupo criado no aplicativo Whatsapp onde mantemos contato com mais de 100 mulheres em tratamento oncológico”, informa. Mulheres que queiram fazer parte do grupo devem entrar em contato pelo whatsapp (35) 99961-0716

O Projeto Lencinho com Carinho, em sua versão inicial, foi criado por Adriana Turrini, em Ribeirão Preto (SP), em março de 2014. Em Pouso Alegre, foi criado por Nilza Domeneguetti, em maio do mesmo ano.

 

Confira mais depoimentos de força e fé contra o câncer da mama!

outubro rosa 1 jornaldomingo.com.br

Outubro Rosa 2 jornaldomingo.com.br

Outubro Rosa 3 jornaldomingo.com.br

Outubro Rosa 5 jornaldomingo.com.br

outubro rosa 6 jornaldomingo.com.br

outubro rosa 7 jornaldomingo.com.br

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *