segunda-feira, outubro 21

HCSL implanta monitor que informa acompanhantes sobre paciente em cirurgia

 Familiares podem acompanhar em tempo real informações de paciente que passa por procedimento no Centro Cirúrgico do HCSL através de monitor de TV

HCSL jornaldomingo.com.br

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, implantou um monitor que transmite informações para familiares do paciente está na sala cirúrgica  por meio de um aparelho de TV. O objetivo é garantir que os acompanhantes fiquem atualizados em relação a todos procedimentos pelos quais os pacientes estão passando dentro do Centro Cirúrgico.

“Com esse monitor o familiar consegue fazer o acompanhamento do que está acontecendo em tempo real. No monitor tem o nome dos médicos, pacientes e status da cirurgia, que traz informações se a pessoa está aguardando a cirurgia, durante a cirurgia, ou está em recuperação anestésica”, explica o coordenador do processo de acreditação internacional Qmentum do HCSL, professor Flávio Fraga Vilela.

O projeto Qmentum revisa e renova os processos operacionais do hospital. Para isso, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Univás vinculou-se ao Núcleo de Tecnologia Hospitalar do HCSL para suprir a demanda de criação de produtos tecnológicos que sejam aplicados para o melhor atendimento e segurança dos pacientes e seus familiares.

“Os produtos envolvendo softwares e aplicativos são criados por meio do Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde (MPCAS), que tem um contexto multidisciplinar, e reúne estagiários e professores dos cursos de Sistemas de Informação e a Engenharia da Produção”, conta o o pró-reitor de Pós-graduação José Dias da Silva Neto.

HCSL monitor jornaldomingo.com.br

O Núcleo de Segurança do Paciente, junto com a direção, toda equipe de Enfermagem e o Núcleo Tecnológico do HCSL também juntaram forças para criação do sistema de monitoramento para acompanhantes de pacientes em cirurgia.

“O acompanhante com um familiar no Centro Cirúrgico tem sempre questionamentos, dúvidas, receios e temores. Por isso, nos preocupamos que o paciente e seu acompanhante tenham uma experiência positiva em nosso Hospital”, conta a coordenadora do Núcleo de Segurança, Viviane Souza Silveira.

Outra vantagem é que o monitor de TV libera os enfermeiros que precisavam a todo momento levar informações do paciente aos familiares. “Com isso diminuímos esse tempo usado para passar informações verbais e trazemos o foco dos enfermeiros para assistência aos pacientes. Isso melhora o dia a dia também dos enfermeiros”, esclarece o representante do Núcleo de Tecnologia Hospitalar, Luís Antônio da Silva.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Jussara Rodrigues, o programa de monitoramento atua no pré, trans e pós-operatório. “O sistema informa em tempo real através do monitor a etapa que o paciente se encontra e é alimentado pela equipe de Enfermagem atuante no momento da cirurgia. As famílias reagiram muito positivamente ao novo serviço dizendo que o procedimento reduz a ansiedade por terem o acesso às informações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *