quinta-feira, julho 18

Temperaturas acima da média devem marcar o inverno

 Este fim de semana, que será o primeiro do inverno de 2019, será com predomínio de sol e céu azul. Em Pouso Alegre, no sábado, 22, Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 9º e máxima de 22º.

inverno 1

O inverno começa nesta sexta-feira (21/6), às 12h54. Em Minas Gerais, além das baixas temperaturas, a estação tem como característica o clima seco e a baixa incidência de chuvas, normalmente em decorrência do deslocamento de massas de ar frio provenientes do Polo Sul.

Neste ano, a estação terá influência do fenômeno El Niño, mas com intensidade fraca, o que deve resultar em temperaturas ligeiramente acima da média. No início de inverno, devem ocorrer os maiores desvios de temperatura, com sensação térmica acima da média em praticamente todo o estado.

Além disso, podem ocorrer, também, mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo, com maior probabilidade do surgimento de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas de Minas Gerais.

Porém, segundo o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, no decorrer da estação os desvios diminuem de intensidade, de modo que apenas na faixa norte e no Triângulo as temperaturas ficam acima da média durante todo o inverno.

Fim de semana

Este fim de semana, que será o primeiro do inverno de 2019, será com predomínio de sol e céu azul. À noite e começo da manhã serão frios, mas à tarde a temperatura fica  agradável, com sensação de calor.

Em Pouso Alegre, no sábado, 22, Sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 9º e máxima de 22º. No domingo, 23, também não chove, com mínima de 8º e máxima de 23º na cidade.

Chuvas

Com relação às chuvas, Arthur Paiva lembra que é normal que os valores sejam baixos ao longo da estação, caracterizada por ser extremamente seca, chegando a um mínimo nos meses de julho e agosto. “Podem ocorrer, no entanto, pancadas fortes em setembro, inclusive acompanhadas de granizo”, comenta.

“A expectativa é que tenhamos chuvas ligeiramente abaixo da média na faixa norte e no Triângulo, acima da média na Zona da Mata e dentro da média nas demais regiões. Setembro deve apresentar os maiores volumes de chuva, mas em agosto devem ocorrer os maiores desvios positivos, comparado com a média histórica”, acrescenta o meteorologista da Cemig.

Mínimas e Máximas

Veja a previsão de temperaturas mínimas, máximas e médias para todas as regiões de Minas Gerais nos meses de julho, agosto e setembro.

inverno

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *