segunda-feira, outubro 21

Semana Nacional do Transito tem ações em Pouso Alegre

Semana Nacional do Transito
A Semana Nacional do Trânsito começou nesta quarta-feira, 18, com o tema “No Trânsito, o Sentido É a Vida” e reforça as atividades da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” (2011/2020), lançada pela ONU com o objetivo de reduzir pela metade o número de óbitos em até 10 anos.
Em Pouso Alegre, a Semana Nacional do Trânsito conta com ações todos os dias, até dia 25, o que inclui blitz, apresentações teatrais de alunos de escolas públicas e palestras de conscientização abordando a importância da responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro.
A abertura da Semana Nacional do Trânsito ocorreu pela manha em Pouso Alegre com caminhada com 600 alunos de escolas públicas e particulares subindo a Av. Dr. Lisboa em direção à Praça Senador José Bento onde houve momento cívico com presença de autoridades.
Através de práticas cotidianas como utilizar as faixas de pedestres para a travessia de vias públicas, não falar ao celular enquanto dirige e não avançar o sinal vermelho, as campanhas educativas têm se estendido para todo o ano em Pouso Alegre, sobretudo nas escolas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
A abrangência de crianças e adolescentes nas campanhas propõe um trabalho de conscientização de futuros motoristas, tornando-os multiplicadores das ações que buscam a segurança de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas ou condutores de veículos, esclarece a educadora de trânsito Vera Helena Machado.
Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que o Brasil é o quinto país do mundo que mais mata no trânsito, com uma média anual de 45 mil óbitos.
Confira a programação da Semana Nacional do Transito:
Dia 19 
9h semáforo da Av. Vicente Simões com Dr. Lisboa – blitz educativa com pedestres e condutores;
13h – atividades com os alunos da escola CNEC.
Dia 20 
9h – Panfletagem de conscientização no Terminal Rodoviário.
Dia 23 
9h – conscientização com os pedestres – Praça Senador José Bento;
13h Palestra para alunos da EE Vinícius Meyer.
Dia 24 
9h – Conscientização no Transporte coletivo (Av. Duque de Caxias);
13h – Palestra para alunos da EE Vinícius Meyer.
Dia 25 
9h – Encerramento na Câmara Municipal com apresentação de alunos das Escolas Municipais Sabina de Barros e Vasconcelos Tosta – Premiação do Concurso de Educação de Trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *