sábado, agosto 24

Pouso Alegre recebe sistema que facilita comunicação entre Judiciário, Polícia Civil e unidade prisional

Pouso Alegre jornaldomingo.com.br

A Comarca de Pouso Alegre agora conta com um conjunto de sistemas informatizados que vão acelerar as comunicações de decisões entre o Judiciário, a Polícia Civil e unidade prisional.

É que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) expandiu para 87 comarcas, desde o dia 29, o sistema de Expedição do Alvará de Soltura Eletrônico (ASE) e a interligação do Banco Estadual de Mandados de Prisão (BEMP) com o Sistema de Gerenciamento de Procedimentos Policiais via Web – PCnet da Polícia Civil de Minas Gerais.

O alvará de soltura eletrônico vai possibilitar que na Comarca de Pouso Alegre as solturas e as principais decisões judiciais de um inquérito ou processo (prisões temporárias, denúncias, condenações, entre outras) sejam comunicadas eletronicamente e instantaneamente à Polícia Civil e às unidades prisionais.

Já a interligação entre o Banco Estadual de Mandados de Prisão e o PCNet (sistemas de informação da Polícia Civil) cria uma conexão automática entre a Justiça e a Polícia, com informações atualizadas sobre ordens e cumprimento de mandados de prisão, evitando erro nas solturas e na execução das penas.

No sistema, as informações tramitam numa plataforma que pode ser acessada pela Justiça, pela Polícia e pelas unidades prisionais. Ao lançar a ordem de soltura no sistema, a informação é processada pelos envolvidos, inclusive os impedimentos, disponibilizando o andamento do seu cumprimento ou não.

A interligação entre o BEMP e o PCNet vai garantir maior efetividade para as ordens de prisão. Com a integração dos dois sistemas, o mandado de prisão vai chegar mais rápido à autoridade policial e a ordem, quando cumprida, será registrada e transmitida ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisão.

*Com informações do TJMG

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *