terça-feira, dezembro 10

Paróquia de Fátima inova mais uma vez com seu presépio

A inauguração do presépio da Paróquia de Fátima neste domingo, 1º de dezembro, contará com presença da comunidade católica de descendência indígena que irá apresentar cantos cristãos em ritmo Tupi Guarani.

Paróquia de Fátima Pouso Alegre jornaldomingo.com.br

Desde que começou a montar o presépio no lado externo da igreja, em 2017, a Paróquia de Fátima em Pouso Alegre procura inovar e neste ano não será diferente.  No próximo domingo, 1º de dezembro, o presépio a ser inaugurado vai relembrar os acontecimentos vividos em 2019: Sínodo pela Região Pan-Amazônica e Tragédia Ecológica em Brumadinho- MG.

“O tempo do Natal é a Proclamação da Boa Nova, tempo de reencantar-se com a mais bela história contada entre nós: Deus veio nos visitar! Por isso recolocar as imagens do presépio é uma expectativa anual. Quando procurei a equipe para montar o presépio deste ano propus o que o Espírito Santo pede ao mundo pela Igreja. Então vamos recordar a temática do Sínodo pela Amazônia. E neste caminho de esperança e desafios, não ficamos indiferentes ao que nos cerca e por isso também fazemos memória à grande catástrofe ambiental no rompimento da Barragem em Brumadinho-MG, em 25 janeiro deste ano, que deixou seu rastro de lama e de dor que matou e feriu mais de 300 pessoas, animais, plantas, nascentes e uma parte do Rio Paraopeba”, explica Pe. José Francisco Ferreira – Vigário Paroquial.

O cenário do presépio da Paróquia de Fátima traz como tema: “Nossa Casa Comum  – O verbo veio habitar entre nós”. Os materiais utilizados na montagem vieram de podas de árvores, materiais em decomposição  e alguns reutilizados.

A inauguração do presépio será após a missa das 18h, com presença de comunidade católica de descendência indígena que virá de um assentamento em Caldas – MG para apresentar cantos cristãos em ritmo Tupi Guarani.

“A comunidade católica de descendência indígena cantará na porta da Igreja diante do presépio, nos recordando a união dos povos e a nossa etnia. Deixaremos ecoar a voz do Papa Francisco que no Sínodo em Outubro nos convidou a agradecermos pela bondade de Deus expressa na biodiversidade e a vivermos seu projeto de amor desde a criação: vida e comunhão que vencem o ódio e a prepotência, a ganância e o consumismo e chama-nos ao cuidado com nossa Casa Comum, que nos foi dada, onde Seu Filho único Jesus, veio habitar e salvar”, destaca Pe. Francisco.

Haverá ainda Recital de Natal com as crianças do coral infantil. E antes e após a inauguração os fiéis poderão adquirir produtos da Fazenda Esperança que estarão à venda. Uma forma de ajudar e se solidarizar com a instituição filantrópica que atua na recuperação de dependentes químicos em Pouso Alegre.

“O Tempo do Natal é o tempo da sensibilidade porque Deus veio resgatar a humanidade perdida. Neste caminho queremos ajudar a ascender as luzes da Esperança de tantos irmãos que se reencontraram neste projeto da Fazenda Esperança. Concretamente, poderemos, além de conhecê-los, comprar os produtos que eles fabricam e ajudar na manutenção da casa e de dos projetos sociais de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras”, destaca o padre.

Este ano, com este Cenário do Presépio “Casa Comum”, Pe. Francisco lembra que mais que uma montagem artística, é um convite a conversão do coração e das atitudes.

“Ao nos preparamos para o Santo Natal, diante do Presépio somos guiados pela luz da estrela até a simplicidade de Belém e convidados ao encontro com Jesus. Aqui ainda surge a necessária composição do mais importante cenário ainda em construção: a Casa Comum que ofereceremos para o Nascimento de Jesus, a Terra que cultivamos com nossos valores e importâncias. Por isso, podemos nos perguntar: Onde Jesus nascerá? Haverá lugar para Ele nessa casa que vivemos?  Estas perguntas nos comprometem e nos preparam não para algo que já aconteceu, mas para o Natal que vem: a Visita de Deus em nossos corações”, finaliza Pe. José Francisco.

Recorde como foram os presépios da Paróquia de Fátima nos anos anteriores!

Paroquia de Fátima Pouso Alegre jornaldomingo.com.br

Em 2017, o presépio com  peças em tamanho natural, feitas em base de alumínio com acrílico e recortadas a laser, compuseram o cenário de final de ano em frente à Paróquia de Fátima. As imagens reproduzindo sombras dos magos, os pastores, Maria e José, chamaram a atenção de quem passava pelo local.

 

 

Paróquia de Fátima Pouso Alegre jornaldomingo.com.br

Em 2018, o presépio vivo encantou a todos na abertura do Tempo do Advento. Adultos, crianças e animais retrataram a singela e belíssima cena do nascimento do Menino Jesus em Belém.

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *