quinta-feira, julho 18

Encontro de Casais da Catedral comemora Jubileu de Prata

Encontro de Casais

O tradicional Encontro de Casais da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre – Paróquia Bom Jesus –  está comemorando seu Jubileu de Prata. São 25 anos deste importante trabalho religioso voltado aos casais.

Há 30 anos trabalhando como coordenadora da Pastoral da Família da Paróquia Bom Jesus, Áurea  Antônia Corrêa da Silva é responsável pelo Encontro de Casais desde o início.

“Tudo começou há 25 anos atrás. A ideia de criar o Encontro foi da Paróquia do Bom Jesus. Na época, Monsenhor Benedito (já falecido), que era o pároco, me convidou para coordenar o trabalho que sempre envolveu uma grande equipe”, conta.

Encontro de Casais jornaldomingo.com.br
Áurea coordena o Encontro de Casais há 25 anos

O Encontro de Casais da Catedral conta com o envolvimento de mais de 100 casais que se dividem em equipes de trabalho. Eles é que recebem os cerca de 40 casais participantes do Encontro que acontece anualmente. Neste ano, ocorreu no último final de semana, dias 13 e 14, na Escola Profissional de Pouso Alegre.

O evento conta com momentos de oração, trabalhos em grupo e palestras ministradas por casais que pertencem à Pastoral Familiar sobre temas diversos, como harmonia conjugal, busca da felicidade e perdão. Há ainda participação de padres da Catedral que atendem confissão durante o Encontro de Casais que se encerra no domingo, após a missa das 18h30, na Catedral.

“O encontro é muito importante para os casais. O objetivo é restaurar as famílias, principalmente nos nossos dias em que as famílias tem enfrentado muitos problemas. E o encontro gera resultados práticos na vida do casal. Graças a Deus, temos muitos relatos de melhora do relacionamento após a participação nos encontros”, destaca Áurea.

Para ela é uma alegria coordenar este trabalho nestes 25 anos e poder transmitir aos casais um pouco da experiência de quem foi casada por 53 anos. Viúva há um ano, ela segue firme na missão de trabalhar pelos casais, de “salvar famílias”.

“É um trabalho maravilhoso que faço com uma alegria muito grande. Saber que estamos envolvidos num trabalho que salva famílias é muito bom e gratificante”, ressalta.

Na última quarta-feira, 10, houve a Missa de Envio na Capela Santa Dorotéia – uma celebração que sempre antecede o Encontro de Casais. Celebrada por Côn. Vonilton Augusto Ferreira, pároco da Catedral, contou a presença de todos os casais que irão trabalhar no evento e marcou de forma especial estes 25 anos. “Estamos muito felizes com esta comemoração”.

Encontro de Casais jornaldomingo.com.br
Ana Cristina e seu esposo Luiz Carlos: 22 anos de participação no Encontro de Casais

Ana Cristina Corrêa Santos participa do Encontro de Casais desde a 3ª ediçao, ou seja, está envolvida neste trabalho há 22 anos.  Ela relata que a vida dos casais sofre grandes mudanças após o encontro, pois passam a perceber o que é relevante, o que realmente tem importância no dia no dia-a-dia, fazendo com que a união se fortaleça para que sejam felizes.

“A grande importância deste encontro é fazer com que as famílias se fortaleçam, para que realmente cumpram seu verdadeiro papel. O objetivo é mostrar, através de palestras, testemunhos e vivências, quais são os verdadeiros valores que alicerçam a vida familiar e do casal”, finaliza Ana Cristina.

Encontro de Casais

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *