sábado, agosto 24

Devoção a Bom Jesus, padroeiro de Pouso Alegre, completa 220 anos.

Bom Jesus jornaldomingo.com.br

Data de 06 de agosto de 1799 o primeiro oratório dedicado ao padroeiro de Pouso Alegre e titular da Catedral Metropolitana – Senhor Bom Jesus Crucificado. Na próxima terça-feira, 06, feriado municipal, celebra-se 220 anos de devoção ao Bom Jesus em terra pousoalegrense.

Em celebração à data, a Catedral Metropolitana de Pouso Alegre realiza desde o dia 28 de julho Novena que se encerra no próximo dia 06 com o tema: “Cristo, o Bom Jesus, vive e caminha com os jovens”. As celebrações acontecem todos os dias às 19h. Somente no domingo o horário é 18h30.

 Ligação com a história da cidade

A devoção ao Senhor Bom Jesus é uma prática religiosa muito antiga e possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil. Integra o patrimônio cultural, ou seja, faz parte de uma tradição sendo preservada em diferentes localidades pela devoção dos fiéis e dos párocos em suas paróquias. São várias as capelas, igrejas e santuários em sua devoção por todo o Brasil. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.

Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. Foi assim com Pouso Alegre quando em 1789 começou a tomar vulto, no ainda pequeno povoado, a ideia da construção de uma capela, que foi erguida em terrenos doados por Antônio José Machado, sob a invocação do Senhor Bom Jesus do Matozinhos.  Diz a história que a primeira missa teria sido celebrada em 1799 pelo padre José Bento Leite Ferreira de Melo, mas a benção da capela ocorreu apenas em 18 de abril de 1802, ano em que a obra foi concluída.

Em torno desta capela, dedicada ao Senhor Bom Jesus do Matozinhos, de Pouso Alegre, segundo uns, ou ao Senhor Bom Jesus dos Mártires de Pouso Alegre, segundo outros, se desenvolveu o povoado.

Oito anos depois de inaugurada a capela, foi o povoado elevado à categoria de freguesia colada à capela do Senhor Bom Jesus de Pouso Alegre, vulgarmente chamada Mandu, por Alvará régio de 6 de novembro de 1810, de D. João VI, Príncipe Regente de Portugal.

A Freguesia do Senhor Bom Jesus do Pouso Alegre foi elevada à categoria de vila em 1831, com denominação de Pouso Alegre. A condição de cidade veio em 19 de outubro de 1848.

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *