segunda-feira, outubro 21

Casa do Clero de Pouso Alegre abrigará padres idosos, doentes e viajantes.

As obras da Casa do Clero devem ser concluídas no ano que vem. Intenção é inaugurar as instalações durante as comemorações de 120 anos da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Casa do Clero jornaldomingo.com.br

É com o objetivo de ter um local adequado para acolher padres idosos, doentes e padres que vem a cidade para reuniões, trabalhos ou cuidados com a saúde que está em construção em Pouso Alegre a Casa do Clero. Iniciativa da Arquidiocese de Pouso Alegre, o espaço irá se chamar Residencial Monsenhor Júlio Perlatto – uma homenagem a este sacerdote e professor de grande parte do clero da Arquidiocese.

Casa do Clero jornaldomingo.com.br

A Casa do Clero está sendo construída no terreno do Seminário Arquidiocesano, no bairro São Carlos, em Pouso Alegre. No local haverá 15 apartamentos, sala de fisioterapia, enfermaria, capela, área de convivência, área de serviço, sala de visitas e garagem. O projeto arquitetônico, elaborado pela Andrade e Silva Arquitetura e Engenharia, contempla 1.700 m² de construção e terá total acessibilidade.

Casa do Clero jornaldomingo.com.br

As obras começaram em agosto do ano passado, mas o projeto é um sonho antigo da Arquidiocese de Pouso Alegre como conta Cônego Simão Cirineo – presidente da Comissão da Casa do Clero que foi formada  para coordenar os trabalhos. A obra também é acompanhada de perto pelo Arcebispo Dom Majella e pelo Conselho Administrativo da Arquidiocese, juntamente com a Pastoral Presbiteral.

Cônego Simão Cirineo conta que antigamente padres ficavam na mesma paróquia a vida toda, residindo na casa paroquial ou numa casa adquirida, sob os cuidados da família ou de cuidadores quando se aposentavam – uma realidade que vem mudando nos últimos anos. Hoje, muitos padres não tem onde morar quando se aposentam. Muitas vezes as família não tem condições de acolhê-los com dignidade. Alguns chegaram a ficar no Seminário, mas o mesmo não possui estrutura adequada para pessoas idosas.

“Pensando nisso, a Diocese quer oferecer esta casa para os que necessitarem. A finalidade principal é acolher aqueles sacerdotes que inspiram cuidados e que já não estão mais em condições de exercer seu ministério por motivo de saúde ou idade avançada. É uma necessidade grande tendo em vista que nosso clero é numeroso, com mais de 100 padres. O objetivo é proporcionar um espaço de colhida, de comunhão para os padres que já doaram suas vidas ao povo de Deus da Arquidiocese”, comenta Cônego Simão Cirineo.

Segundo ele as obras estão adiantadas, mas ainda há muito o que fazer. “Nosso sonho é inaugurar a Casa do Clero no final de 2020, junto às comemorações dos 120 anos da Arquidiocese de Pouso Alegre”.

Casa do Clero jornaldomingo.com.br

Recursos para a construção da Casa do Clero de Pouso Alegre

A estimativa é que o custo do projeto gire em torno de R$ 2 milhões. Para angariar os recursos, a Arquidiocese está contando com a colaboração dos padres e das paróquias, além de doações espontâneas de fiéis. Um carnê também foi criado para acolher contribuições mensais daqueles dispostos a ajudar. O carnê pode ser adquirido em qualquer paróquia de Pouso Alegre, no Seminário e na Cúria (TEL: 3421-1248).

Doações podem ser feitas via depósito bancário no Banco Itaú ou Caixa Econômica Federal:

Itaú: Agência 3135 – Conta Corrente: 36310-3 

Caixa Econômica Federal: Agência 0147, Op. 013, Conta Poupança- 00059855-2.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza o evento “Café com Maria”, em prol da Construção da Casa do Clero.  Participe! 

 

convite 1

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *