segunda-feira, outubro 21

Calçadão do Bairro Saúde passará por intervenção artística neste sábado

calçadão do bairro saude jornaldomingo.com.br

O Calçadão do Bairro Saúde, em Pouso Alegre, passará por intervenção artística neste sábado, 05 de outubro, das 09h às 17h. O local será colorido com muita criatividade através de um trabalho que busca revitalizar espaços públicos através da pintura.

A ação é parte do Projeto “Revitalização do Calçadão do Bairro Saúde” idealizado pela arquiteta Angela Marques e pela artista plástica Fatima Dutra que desde 2015 vêm colorindo ambientes, despertando a consciência coletiva, a criatividade e o cuidado com a cidade estimulando a interação e o fortalecimento de laços entre pessoas e a religação afetiva destas com os lugares. Elas são autoras do projeto Revitalização da Escadaria Nossa Senhora Aparecida, realizado em 2018, quando os muros da escadaria foram todos ornamentados com pinturas alusivas à Nossa Senhora Aparecida.

Fátima Dutra - são autoras também do projeto Revitalização da Escadaria Nossa Senhora Aparecida, realizado em 2018, quando os muros do local foram todos ornamentados com pinturas alusivas à Nossa Senhora Aparecida.
 Angela Marques e Fátima Dutra são autoras também do projeto Revitalização da Escadaria Nossa Senhora Aparecida, realizado em 2018, quando os muros do local foram todos ornamentados com pinturas alusivas à Nossa Senhora Aparecida comi pode ser visto na goto abaixo.

calçadao nossa senhor aparecida

De acordo com as idealizadoras do projeto, os temas a serem pintados no Calçadão do Bairro Saúde foram definidos com a participação da comunidade do bairro e remetem à qualidade de vida, à natureza e ao sagrado feminino. As pinturas serão feitas por meio de uma técnica milenar que usa tinta feita à base de terra crua.

Participam da atividade no sábado os alunos e professores do Curso de Design de Interiores e Artes Visuais do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre e comunidade do entorno do Bairro.  Durante a pintura – um verdadeiro ritual – haverá apresentações artísticas, também do Conservatório.

Para a dupla, cada projeto desenvolvido proporciona troca de saberes, fortalece a convivência e reconecta as pessoas aos seus processos cognitivos mais profundos por meio da arte.

“Muitas vezes o planejamento de uma cidade toma tempo, mas isso não impede que algumas intervenções criem uma nova energia. Essas ações pontuais podem mudar progressivamente a vida na cidade”, comenta a arquiteta Angela Marques.

A artista plástica Fátima Dutra ressalta: “traduzir em arte a importância de ressignificar espaços que perderam as funções pelo descaso de administrações públicas ao longo do tempo. Trabalho com o sagrado feminino usando terras no sentido de acolher, preparar e humanizar espaços para as pessoas que os ocupam tenham a alegria de saber que a arte abençoa a todos”, diz.

Na noite de terça-feira, 01 de outubro, as idealizadoras ministraram oficina aos alunos dos Cursos de Design de Interiores e Artes Visuais do Conservatório para inseri-los no contexto da intervenção artística no Calçadão do Bairro Saúde. Uma das alunas do curso de Design de Interiores, Ana Carla Ribeiro de Paiva, aguarda com expectativa o “grande dia” para colocar a mão na massa e usar toda sua criatividade.

Para a professora dos cursos, a arquiteta Fernanda Tersi, o convite foi bem acolhido pelos alunos, pois proporciona a eles participarem de uma transformação e de novas experimentações usando técnica de pintura diferenciada, que é a pintura com terra.  Segundo ela, mais de 60 alunos irão participar da intervenção.

O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Pouso Alegre e conta com o apoio da Cacife Tintas e da Carlos Pinto Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *