quinta-feira, setembro 19

Imagens e histórias das Américas são destaque no Cine Sesc Pouso Alegre

As exibições são gratuitas e ocorrem na unidade do Sesc, em Pouso Alegre, neste mês de setembro.

Que tal refletir sobre as guerras tidas como heroicas na América do Sul, como a do Paraguai? E repensar a Inconfidência a partir do olhar do próprio decapitado e mártir Tiradentes, um homem determinado e limitado pelo seu tempo? E como não reexaminar o processo revolucionário cubano do ponto de vista de seus militantes amargurados?

A Mostra História de Três Américas, que exibirá filmes gratuitos no Cine Sesc Pouso Alegre, propõe revisitar a história por meio do cinema, com a preocupação de delimitar outras visões acerca dos fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais. Assim, rever a história das três Américas é ressaltar a luta dos negros norte-americanos sob o prisma da representação, tendo em vista também um pouco do nosso próprio passado.

Refletir sobre as três Américas  amplia consideravelmente o campo de visão sobre nós mesmos, como país. As semelhanças e as diferenças entre elas fazem pensar no grau de desenvolvimento social de cada região geoeconômica do continente.

SOBRE O CINE SESC

Cine Sesc é um circuito de exibição de filmes que prioriza o cinema independente, sem, contudo, eliminar as possibilidades que possuam relevância cinematográfica e estejam amparadas pelo circuito comercial. Realizado dentro das unidades do Sesc pelo menos uma vez por semana, o Cine Sesc apresenta ciclos temáticos mensais e, após as sessões, há o incentivo à formação de público e à formação crítica do olhar por meio do debate dos temas presentes nas obras.

Programação

Os filmes serão exibidos nas próximas sextas-feiras: 6, 13, 20 e 27 de setembro, às 19h, no Sesc Pouso Alegre (Av. Vicente Simões, 152, Centro). Entrada: gratuita, espaço sujeito a lotação.

06/09 | Eu não sou seu negro (Raoul Peck | 93min | 12 anos)

cine sesc jornaldomingo.com.br

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember this house, que relata a vida e a morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.

13/09 | Guerra do Paraguay (Luiz Rosemberg Filho | 75min | 16 anos)

cine sesc jornaldomingo.com.br

Nesta metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguai encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje.

20/09 | Joaquim (Marcelo Gomes | 97min | 16 anos)

cine sesc jornaldomingo.com.br

Joaquim narra a história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como Inconfidência Mineira.

27/09 | Últimos dias em Havana (Fernando Pérez | 93min | 14 anos)

cine sesc jornaldomingo.com.br

Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *