quinta-feira, julho 18

Hoje é o Dia da Pizza! Veja curiosidades sobre esta delícia!

pizza

Nesta quarta-feira, 10 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Pizza – uma das comidas mais amadas do mundo. O Brasil produz um milhão de pizzas por dia. Em todo o país são gastos mais de R$ 22 bilhões com o alimento.

Esta preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno, é unanimidade entre os brasileiros.

A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos. Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas. Aos poucos elas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas, à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas e com sabores que acompanham as características de cada região brasileira.

Origem da pizza é controversa

pizza jornaldomingo.com.br

A pizza, no formato que se conhece hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras.

Mas existe certa polêmica acerca da origem da pizza. Embora quase todos pensem que o prato é invenção italiana, registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado.

As mais tradicionais

A variedade de coberturas das pizzas é quase infinita. Entretanto, algumas preparações são tradicionais e têm fiéis seguidores:

pizza jornaldomingo.com.br

  • Margheritaqueijo muçarela e folhas de manjericão (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margarida de Saboia).
  • Muçarela: tomate, queijo muçarela, orégano e azeitonas pretas;
  • Portuguesa: queijo muçarela, tomate, calabresa, presunto, cebola, pimentão, ovos cozidos e azeitonas pretas e/ou verdes;
  • Calabresa: queijo muçarela, tomate, linguiça(chouriço) calabresa, cebola e azeitonas pretas;
  • Toscana: tomate, queijo muçarela misturado com linguiça(chouriço) toscana moída e azeitonas pretas;
  • Pepperoni: tomate, queijo muçarela, rodelas de salame, pepperonie e azeitonas pretas;
  • Quatro queijos: tomate, queijos muçarela, gorgonzola, parmesão, provolone ou Catupiry e azeitonas pretas (há variações em três, cinco e seis queijos);
  • Pomodoro: tomate, queijos muçarela e parmesão ralado, alho e azeitonas pretas;
  • Aliche (“anchova” em italiano): tomate e anchovas;
  • Alhoalho e azeite.

E aí, qual sua preferida? Que tal comemorar este dia saboreando uma bela pizza!!!

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *