segunda-feira, outubro 21

Galeria Artigas recebe projeto sobre aldeia dos pastorinhos de Fátima

O projeto foi desenvolvido a partir da vivência espiritualista da jornalista Ana Beraldo em Aljustrel, aldeia onde nasceram os três pastorinhos – nome dado às três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições de Nossa Senhora  ocorridas em Fátima entre 1916 e 1917.

três pastorinhos jornaldomingo.com.br
Rotatória com a imagem dos três pastorinhos, próxima ao Caminho dos Pastorinhos, em Aljustrel .

A Galeria Artigas em Pouso Alegre recebe neste sábado, 05 de outubro, às 20h, exposição de fotos e documentário sobre Aljustrel, a aldeia onde nasceram os três pastorinhos, em Fátima – Portugal. O projeto foi desenvolvido a partir da vivência espiritualista da jornalista Ana Beraldo em Aljustrel, durante os meses de março e abril deste ano.

Haverá exposição de fotos sobre a aldeia, que conta com a curadoria do fotógrafo Fábio Brandão com apoio dos alunos do curso de fotografia do Sesc/Pouso Alegre, e o lançamento do documentário “Os sobrinhos dos Santos”. A entrada é gratuita.

O projeto é uma coprodução da Anauá – Cultura e Comunicação e Superintendência de Cultura de Pouso Alegre.

 

 Veja o relato de Ana Beraldo sobre sua vivência em Aljustrel – aldeia dos três pastorinhos de Fátima

Ana Beraldo e Maria dos Anjos (99 anos), sobrinha da pastorinha Lúcia - personagem retratada no projeto Aljustrel.
Ana Beraldo e Maria dos Anjos (99 anos), sobrinha da pastorinha Lúcia – personagem retratada no projeto Aljustrel.

 “Ao conhecer a sobrinha da pastorinha Lúcia, Maria dos Anjos, com sua lucidez e carisma aos 99 anos, quando visitei Aljustrel pela primeira vez, recebi um insight para documentar sua fala – mesmo que fragmentada – sobre as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos e sua relação com a história, que mudou a vida da família e da aldeia.

E quando conheci Francisco, sobrinho dos santos Jacinta e Francisco Marto, o projeto ganhou forma e assim nasceu o modesto documentário “Os sobrinhos dos Santos”.

 E nas idas e vindas da aldeia, percorrendo o Caminho dos Pastorinhos, conversando com pessoas, visitando pontos turísticos, ou na observação descompromissada do cotidiano, documentei com fotos, que ora compartilho nesta exposição. Convidados estão para percorrer este sagrado caminho comigo”.

*Fotos: Ana Beraldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *