segunda-feira, outubro 21

Café é tema do 6º Festival Sabores e Saberes de Santana

Festival Sabores e Saberes de Santana, que contempla atividades gastronômicas e culturais, é realizado em Silvianópolis até domingo, 15.

O Festival Sabores e Saberes de Santana, realizado em Silvianópolis, começou na quinta-feira, 12, e segue até 15 de setembro. A 6ª edição do evento, realizado pela Prefeitura da cidade, tem como slogan “Leite, Café e Cia”. São diversas atrações: culinária tradicional, palestras, aulas-show, gente da terra e chefs convidados,  baristas,  cafés especiais, vendinha, apresentações culturais, shows, DJS, exposições, degustação, espaço infantil e muito mais.

O cenário remete aos cafezais e à cozinha mineira: peneiras, pés de café, bules, xícaras, torradores, moinhos. O aroma de café perfuma todo o ambiente: na torra do café ao vivo, no café de bule, nas versões expresso e nas especiais preparadas por baristas convidados.

Festival Sabores e Saberes de Santana
Durante o Festival haverá torrefação de café ao vivo

A Coopfam – Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Poço Fundo e Região – leva para o evento uma cafeteria com baristas, instalada no coreto da praça.

De Santa Rita do Sapucaí, vem o barista mais jovem do Brasil: Nikolas Dias, 15 anos, do Grandpa Joel`s Coffee, que irá apresentar alguns métodos de preparo do café e a arte que está se especializando: latter art, que são desenhos no café.

Na tendinha das Arteiras de Santana, encontra-se o café especial Estância Jacarandá, que está presente em todas edições do Festival. O café está presente nos pratos elaborados pelos chefs e universitários dos cursos de Gastronomia e Nutrição, de Pouso Alegre, nas tendas dos expositores locais, que oferecem, entre tantas opções, iguarias com o sabor café e também no concurso de pratos direcionado à comunidade local e do entorno, coordenado pela Emater, parceira do evento.

A casinha de pau a pique, símbolo do Festival, divide o espaço com a vendinha, coordenada pela Associação Nossa Senhora do Rosário, com destaque para os bens imateriais do município: o Creminho de Santana e a Almôndega na Palha, cujas receitas são passíveis de registro no IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Festival Sabores e Saberes de Santana
O Creminho de Santana, cuja receita tem possibilidade de ter registro no IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – será comercializado na vendinha, coordenada pela Associação Nossa Senhora do Rosário

De leitoa a pastel de milho, de rosca rainha a pamonha, de doce de leite a brigadeiros gourmet, uma variedade de pratos, de sabores, de combinações, de invenções. E também tem cachaça, bebidas artesanais e importadas. Também tem lembrancinhas do Festival: de canecas a aventais, produzidos ao vivo pela empresa Sublimei, que está estreando a Kombi ateliê.

MÚSICA, ARTES PLÁSTICAS E CIA

Festival Sabores e Saberes de Santana
O músico Raimundo Andrade se apresenta nesta sexta-feira (13 de setembro)

O músico Raimundo Andrade, que conquistou o primeiro lugar com a música Zóio D`Água em vários festivais da região, entre eles o “Viola de Todos os Tempos” (EPTV/ 2010), retorna ao Festival para apresentação na sexta-feira (13). Logo após, se apresenta  TrioLos4, um trio roqueiro de Pouso Alegre. E para encerrar a noite, o jovem DJ VK faz sua estreia no universo da música eletrônica.

A Merisma Band, de Pouso Alegre, leva para o palco no sábado (14) um misto de canções que vão desde o pop rock ao blues. Na sequência, se apresenta Kaiser, cover de Zé Ramalho, de São Carlos, SP, que retorna ao Festival com show reestruturado. E para encerrar a noite uma apresentação do DJ LIV, de São Paulo. Também se apresentam no sábado à tarde, três bandas locais com alguns integrantes de Pouso Alegre: A Deriva, Balaiu Di Gatu e Adamantium.

As atividades do domingo (15) têm início às 8h com a largada do 1º Passeio Ciclístico de Silvianópolis, organizado pelo Conselho Municipal de Turismo.

E o domingo continua em ritmo musical. O Coral Sacro do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, sob a regência de Aurélio França, se apresenta às 11h, na Igreja Matriz da cidade.

No período da tarde, o Balé Luiz Henrique, de Pouso Alegre, premiado internacionalmente e nacionalmente, se apresenta às 16h.

Inspirada nas tradicionais Street Bands da cidade norte americana New Orleans, com a proposta irreverente de mesclar música antiga e contemporânea, a Nova Velha Banda, que agrega músicos da região, se apresenta às 18h.

E no encerramento do Festival (20h), como é tradição enaltecer a viola caipira, se apresenta a Orquestra de Violeiros de São Lourenço. Após, retorna novamente ao palco a Banda Balaiu Di Gatu.

Na programação, há também atrativos para as crianças: o performático Palhaço Catraca, de Campinas, se apresenta com perna de pau no sábado (14) e a atriz, Paloma do Vale, narra histórias de clássicos da literatura infantojuvenil no domingo (15).

 

SABOR CAFÉ

Parceiro do evento desde a sua criação, o curso de Gastronomia da Univás, sob a coordenação do chef-professor Ávner Pires, irá preparar um arroz doce diferente – com café. Estreando no Festival, o curso de Nutrição da UNA Pouso Alegre, que participa com receitas especiais sabor café durante os três dias do evento.

O chef Vitor Pompeu, professor do curso de Gastronomia do Senac Campos do Jordão e um dos pesquisadores da culinária da Serra da Mantiqueira,  irá preparar uma  receita conectada ao regionalismo da região, utilizando ingredientes pertencentes ao universo caipira: “pernil ao molho de café com melado e quirerinha cremosa, no domingo (15), às 12h.

Festival Sabores e Saberes de Santana
O chef Vitor Pompeu, professor do curso de Gastronomia do Senac Campos do Jordão, irá ministrar aula-show com foco na culinária regional. Ele irá preparar “pernil ao molho de café com melado e quirerinha cremosa”

Aguardada a participação do queijeiro José Garcia, do Laticínio Delícias de Silvianópolis”, que nesta edição irá ofertar ao público queijos feitos especialmente para o evento: o gouda e o meia cura, ambos de cinco quilos cada.

Clique aqui e confira a programação completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *