terça-feira, dezembro 10

Univás e IFSuldeminas vencem Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre

1ª Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre premiou ideias inovadoras

Olimpíada de Empreendedorismo jornaldomingo.com.br

Pouso Alegre sediou no último final de semana, 23 e 24, a 1ª Olimpíada de Empreendedorismo realizada pela Acipa (Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre), Sebrae e NEMPA (Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre, como o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e Acipa Jovem.

A Olimpíada de Empreendedorismo, realizada do SerraSul Shopping, contou com a participação de alunos das instituições de ensino Unis, Univás, UNA, IF Sul de Minas, Pitágoras, Asmec e Senac. Todos os projetos inscritos passaram por seletivas internas e treinamentos específicos durante o ano.

Ao todo, foram selecionadas para a grande final 22 equipes, divididas em duas categorias de empreendimento: Mercado e Impacto Social. Os alunos apresentaram suas ideias e propostas em stands na Olimpíada para avaliação e conhecimento de investidores, empresários e o público em geral. As equipes vencedoras do primeiro lugar de cada categoria receberam a premiação de R$ 5 mil.

Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre jornaldomingo.com.br
Equipe “FreeWorkers” – do IFSuldeminas – conquistou primeiro lugar na categoria Mercado

O primeiro lugar na categoria Mercado ficou com a equipe “FreeWorkers” – do IFSuldeminas – formada pelos alunos Arthur Ferreira, Claraelisa Martins Mariano, Gabrielly Cristhiny Lopes Pereira e Laiane Bernardes Camargo.

A plataforma FreeWorkers é um marketplace que oferece aos trabalhadores autônomos a oportunidade de divulgação dos seus serviços, conectando-o a usuários que buscam os mais diversos tipos de serviços, como aulas particulares, costureiras, encanadores, nutricionistas, etc. Através do perfil criado para usuários e prestadores de serviço, a FreeWorkers auxilia na escolha do profissional ideal a partir das avaliações de quem já utilizou o serviço, além de intermediar o contato entre os autônomos e os clientes. O site oferece uma interação segura entre empregador e empregado, facilitando o trânsito de serviços entre os autônomos, que conseguem aumentar consideravelmente a quantidade de serviços realizados por dia e agilizando as demandas dos clientes, com efetividade e qualidade. A plataforma é um intermediador dessa relação e se encontra hospedada no seguinte site: clique aqui

Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre jornaldomingo.com.br
O primeiro lugar na categoria “Impacto Social” foi conquistado pela equipe “Adote um Idoso” – da Univás

E o primeiro lugar na categoria “Impacto Social” foi conquistado pela equipe “Adote um Idoso” – da Univás –  formada pelas alunas do curso de Medicina: Fernanda Laraia, Débora Toledo e Gabrielle Villena. O objetivo do projeto das acadêmicas é reduzir custos a longo prazo ao sistema de saúde, enquanto oferece envelhecimento digno aos idosos e oportunidade aos jovens do bairro São João. A ideia do projeto é que jovens de 14 a 17 anos, residentes do bairro, façam visitas a idosos em situação de vulnerabilidade. A empresa recompensa os jovens participantes com um sorteio semanal de cestas básicas e aulas de reforço escolar (português, matemática, inglês) a serem ministradas por acadêmicos da Univás através de um projeto de extensão. Esses acadêmicos serão recompensados também, com certificados e horas complementares.

“Convidamos a todos os acadêmicos da Univás que tem interesse em serem colaboradores a entrarem em contato pelo @projetoadote1idoso, e também comerciantes da cidade que tem interesse em abraçar essa ideia a entrarem em contato pelo mesmo local ou pelo e-mail adote1idoso@gmail.com para que possamos receber o apoio necessário a fim de dar continuidade e expandir essa ideia”, comenta a acadêmica Fernanda Laraia.

Confira abaixo as equipes vencedoras e seus projetos:

Categoria Mercado:

1º Lugar= Free Workers – Instituto Federal

2º Lugar= De Bandeja – Asmec

3º Lugar= Check Point – IF Sul de Minas

Categoria Impacto Social:

1º Lugar= Adote um Idoso – Univás

2º Lugar= Conexão Sustentável – Senac

3º Lugar= RecuperAção – UNA

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *