segunda-feira, outubro 21

IFSULDEMINAS abre inscrições para vestibular

IFSULDEMINAS jornaldomingo.com.br

Estão abertas de 01/10 até o dia 11 de novembro as inscrições para o processo seletivo 2020/1º semestre do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Ao todo, são oferecidas 3.224 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais nos campi de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. São 1.820 vagas para cursos técnicos, 1.104 vagas para cursos superiores e 300 vagas para cursos superiores a distância.

Inscrições

Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 tanto para cursos técnicos, quanto para superiores e o pagamento pode ser realizado até o dia 12/11/2019 em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para o ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.

Novidade

A novidade para 2019 é que o IFSULDEMINAS considerará para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos.

Prova para os cursos Técnicos

Já para os cursos técnicos, as provas serão realizadas no domingo, 24 de novembro , em um único período: das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21/11, na página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos integrados e subsequentes. Para o integrado, a prova terá 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Já para o subsequente, serão 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas, destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Conheça o IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS é uma instituição pública, de ensino gratuito, criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas, localizadas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Saiba mais em https://portal.ifsuldeminas.edu.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *