segunda-feira, novembro 18

Inatel apesenta projeto piloto do 5G nesta quinta-feira

Inatel é a segunda instituição do país a receber rede 5G da TIM com tecnologia Ericsson

Inatel jornaldomingo.com.br

O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, realiza nesta quinta-feira, 05, a Cerimônia de Apresentação do Projeto Piloto 5G. A rede de testes em 5G será implantada no Instituto pela TIM com tecnologia Ericsson.,

A cerimônia tem início previsto para às 10h no Teatro do Inatel, onde os porta-vozes do Instituto, da TIM e da Ericsson farão a apresentação do projeto pioneiro no Brasil. O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, estará presente.

Em parceria com a Ericsson, a TIM ativará uma rede de quinta geração, operando na frequência de 3,5 GHz, na Instituição. Essa é a segunda ativação da nova tecnologia, com autorização especial da Anatel, feita pela TIM no Brasil – o primeiro foi em Florianópolis (SC) – em que já foram registradas velocidades superiores a 1Gbps nessa rede 5G.

A iniciativa da implantação visa o desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação com a tecnologia de quinta geração em rede real. A opção por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino tem o objetivo de promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador, como o Inatel e a cidade de Santa Rita do Sapucaí.

O Governador de Minas Gerais virá conhecer pessoalmente os estudos desenvolvidos no Estado, que estão na vanguarda das pesquisas sobre a tecnologia 5G, com foco no longo alcance. O desafio dos pesquisadores no Instituto Nacional de Telecomunicações é garantir a alta velocidade em longas distâncias das estações radiobases (ERBs) – torres de celular –, para até 50 quilômetros, já que com a 4G é necessária uma antena a cada 10 ou 15 quilômetros.

Para o Inatel, trata-se de uma motivação social, levar conectividade às áreas remotas e zonas rurais, o que beneficiará diretamente a agricultura, que consiste em uma das principais bases da economia do país. E, dessa forma, descentralizar o acesso à internet, o qual tem se concentrado nas áreas com maior densidade populacional.

HackTown

De 5 a 8 de setembro, a cidade de Santa Rita do Sapucaí sedia a 5ª edição do HackTown, festival que tem como temas tecnologia, pessoas, música, agronegócio, empreendedorismo e artes. Nos quatro dias de evento, haverá 600 palestras.

Neste ano, a novidade é a inauguração da Casa TIM 5G, que prevê, dentro do conceito “Internet das Coisas”, soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos. O espaço vai ser palco de uma imersão 5G com o objetivo de demonstrar como a tecnologia pode ser aplicada em soluções para indústria, cidades, entretenimento, realidade aumentada, robótica e games.

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *