quinta-feira, julho 18

Estudantes de PA recebem em Salvador medalha de Ouro da OBMEP

OBMEP
Seis estudantes da cidade conquistaram medalhas de Ouro. Na foto, os cinco que foram para a cerimônia em Salvador: Kayky, André, João Vitor, Kauã e Pedro. 

Seis estudantes de Pouso Alegre conquistaram medalha de Ouro na 14ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Cinco deles foram até Salvador (BA) receber o prêmio máximo da competição durante evento que aconteceu na segunda-feira, 08, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e autoridades dos três escalões de governo.

Conquistaram medalhas de Ouro os estudantes André Benedito da Costa (Escola Municipal Pio XII – Cidade Jardim); Kauã Teixeira de Souza Cancado (Escola Municipal Antônio Mariosa); Wilton Reis Alves Filho (Escola Municipal Anita Faria Amaral); Pedro Jorge Moreira Guimaraes (Escola Estadual Monsenhor Jose Paulino); Kayky Couto Carvalho S. Machado (Escola Municipal Dom Otávio) e João Vitor Vieira de Castro (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre).

A coordenadora da OBMEP da Região MG 04, que engloba municípios da região de Pouso Alegre, Cleusa Maria da Silva, destaca o feito dos medalhistas em meio a tantos competidores. Afinal, 575 estudantes do Brasil conquistaram medalha de Ouro entre 18,2 milhões de alunos participantes de todo o país. “Foi ótimo o desempenho dos alunos numa competição que envolveu milhões de estudantes”, avalia.

Ela acompanhou os alunos medalhistas de Ouro na viagem até Salvador e conta que a cerimônia foi marcada por discursos de reconhecimento e incentivo aos estudantes. “A cerimônia foi muito emocionante. Os alunos posaram para muitas fotos”. Toda a viagem foi custeada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), juntamente com o MEC (Ministério da Educação).

Cleusa ressalta que a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. “A OBMEP incentiva o aluno a estudar. A ideia da Olimpíada é procurar na escola os talentos matemáticos que não tínhamos conhecimento. Agora estes talentos estão sendo descobertos. É uma forma também de valorizar a matemática”, afirma.

Outros medalhistas da cidade

Além das seis medalhas de Ouro, estudantes de Pouso Alegre também conquistaram medalhas de prata e bronze. A premiação destes ocorreu na Câmara Municipal de Pouso Alegre, em evento no início de junho.

Conquistaram medalhas de prata os estudantes Bruno Bertolacini Marson e Akemi Aparecida Hayasaka Silva (Escola Municipal Antônio Mariosa); Filipi de Souza Furtado (Colégio Tiradentes da PMMG).

As de bronze ficaram com Lívia Gomes Leite Moura, Leonardo Lima Toledo Reis, Thyago Wirlley Vieira de Assis e Ana Julia Goncalves Alvarenga (Escola Estadual Mons. Jose Paulino); Yago Viana Ambar Ribeiro e Luis Felipe Mokarzel Beraldo (Escola Municipal Antônio Mariosa); João Pedro Souza Figueiredo (Escola Municipal Dr. Ângelo Consoli); Joao Victor Oliveira Do Nascimento (Escola Municipal Anita Faria Amaral); e João Gabriel Osseti Felício Silva (escola privada – Colégio São Jose).

Os ganhadores de medalhas garantem ingresso em programas de iniciação científica.

A OBMEP

OBMEP

Maior olimpíada estudantil do país, a OBMEP é realizada desde 2005 pelo IMPA, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Em sua 14ª edição, a OBMEP reuniu concorrentes de 54.498 instituições de ensino públicas e privadas, de 99,4% dos municípios brasileiros.

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  e do Ministério da Educação.

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *