quarta-feira, dezembro 11

Enem 2019: Pouso Alegre tem mais de 4 mil inscritos

enem jornaldomingo.com.br

A Edição 2019 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem 4.387 inscritos em Pouso Alegre. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. A edição deste ano tem 5.095.382 de inscritos em todo o país. Desses, 534.646 são do estado de Minas Gerais.

Com o Enem estudantes de todo o país terão a oportunidade de ingressar no ensino superior de instituições públicas e privadas do Brasil e de Portugal, onde 37 universidades já aceitam os resultados do exame como forma de acesso aos cursos.

Perfil – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem o levantamento do perfil dos candidatos do Enem 2019, feito a partir dos dados das inscrições. Neste ano, mais uma vez, a presença feminina é maioria. São 3.031.828 de mulheres inscritas, que representam 59,5% do total.

Os dados também mostraram que 46,4% se autodeclaram pardos, seguido de 36% brancos, 12,7% pretos, 2,3% amarelos e 0,6% indígenas.

Apesar de o Enem ser um exame destinado a quem terminou ou vai concluir o ensino médio neste ano, chama a atenção a procura de pessoas com mais de 60 anos, quase dez mil inscritos (9.846).

Um contingente significativo de participantes faz as provas como treineiros: 616.673, que equivale a 12,1% dos inscritos. São os estudantes que não irão concluir o ensino médio em 2019, mas que fazem o Enem para experimentar a rotina de candidato, conhecer o formato do conteúdo cobrado no exame e para autoavaliar os conhecimentos.

Estrutura do Exame

4 provas objetivas 

180 questões

45 questões em cada área do conhecimento

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

• Ciências Humanas e suas Tecnologias;

• Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

• Matemática e suas Tecnologias.

1 Redação

7 linhas no mínimo

30 linhas no máximo

• Texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema

Algumas novidades de 2019

• Rascunho para cálculos no final no caderno de questões;

• Eliminação do participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação;

• Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação;

• Surdos, deficiente auditivos e surdocegos tiveram a oportunidade de indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *