quinta-feira, setembro 19

Direito da Una Pouso Alegre inova com 1ª Cerimônia da Beca

A cerimônia da beca é uma inovação da instituição com o intuito de resgatar a tradição do uso das vestes talares, ou becas, no Direito.

cerimônia da beca UNA jornaldomingo.com.br

Símbolo do sacerdócio de profissionais devotados ao Direito e à Justiça, a beca é assunto sério para os advogados e não seria diferente para os estudantes em formação. Na última sexta-feira, 23, acadêmicos do curso de Direito da Una Pouso Alegre lotaram o plenário da Câmara Municipal durante a 1ª Cerimônia da Beca. Na ocasião, cerca de 200 estudantes receberam de seus “padrinhos” a veste preta que irão usar, daqui pra frente, nos eventos solenes da instituição de ensino e nos estágios no Fórum.

Professor Valdomiro Vieira, que coordenou o curso de Direito da Una por um ano e atualmente é Ministro do Curso  e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, conta que a cerimônia da beca é uma inovação da instituição com o intuito de resgatar a tradição das vestes talares, ou becas, no Direito, representando, em especial, o compromisso do aluno, futuro profissional do Direito, com seu sonho e sua formação.

cerimônia da beca UNA jornaldomingo.com.br
Professor Valdomiro Vieira, que coordenou o curso de Direito da UNA por um ano e atualmente é Ministro do Curso e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas.

“Em Coimbra, Portugal, alunos de Direito inclusive assistem as aulas vestidos com as becas. No Brasil existe a tradição do uso desta vestimenta somente em júri, tribunais. Mas ao longo do tempo isso está ficando esquecido, com os profissionais trocando a beca pelo terno. Queremos estabelecer um paradoxo no Curso de Direito da Una aliando o aprendizado moderno, sem perder a tradição das vestes talares. Estamos inovando neste sentido”, ressalta Valdomiro Vieira.

Na cerimônia o acadêmico Jonatham Moreira proferiu o juramento em nome do Curso de Direito, sendo seguido por seus colegas. O padrinho geral, professor Geraldo Cunha Neto, vestiu a beca no juramentista. Em seguida, foi a vez dos demais alunos receberem as becas de seus padrinhos.

cerimônia da beca Una jornaldomingo.com.br

cerimonia da beca Una jornaldomingo.com.br

Além de alunos, seus padrinhos e familiares, a 1ª Cerimônia da Beca foi acompanhada por professores do Curso de Direito e representantes da Una, entre eles o diretor da Una PA, Wilfred Sacramento Júnior, além de representantes da OAB local, regional e estadual.

cerimônia da beca una jornaldomingo.com.br

cerimônia da beca jornaldomingo.com.br

Um ano de curso

A 1ª Cerimônia da Beca também marcou as comemorações do primeiro ano do Curso de Direito da Una Pouso Alegre. “Esta cerimônia sela o compromisso da Una em fazer o melhor possível por seus acadêmicos e uma forma de comemorar este um ano de sucesso. E mais importante do que isso é o simbolismo que a beca traz. Com ela começamos a ver nossos alunos não apenas como acadêmicos, mas já como serão no mercado de trabalho”, destacou em discurso o diretor da Una PA, Wilfred Sacramento Júnior.

cerimônia da beca UNA jornaldomingo.com.br
Diretor da Una PA, Wilfred Sacramento Júnior.

Segundo professor Valdomiro Vieira, apesar do pouco tempo, o curso superou todas as expectativas. Com um ensino moderno, baseado na liberdade, não só de expressão, mas de ideologia, conquistou alunos de Pouso Alegre e de toda a região.

“Nós primamos pelo ensino independente do Direito, sem interferências políticas que possam influenciar no perfil profissional que estamos formando. É um curso de Direito libertário e emancipatório. E nossas técnicas de ensino são ultramodernas. Trabalhamos com metodologias ativas e não apenas com aulas expositivas em que o professor fala e o aluno ouve. É um curso que alia teoria e prática. Isso tudo tem atraído os alunos”.

História das vestes talares

As vestes talares (como as becas) são roupas próprias para serem usadas em ocasiões de grande respeito. Assim se chamam porque vão até aos tales, aos calcanhares ou tornozelos. Essa denominação se inspirou em Dionísio, divindade da mitologia grega conhecida em Roma como Baco, que possuía asas nos calcanhares, nos talus.

Seu uso remonta aos sacerdotes da Roma antiga. Nas universidades, as vestes talares passaram a ser usadas a partir do século XIII, como forma de igualar a aparência entre os estudantes, fossem pobres ou fossem ricos.  No mundo do Direito, a beca é usada por advogados e membros do Ministério Público.

Por ser preta (definida como ausência de cor, com capacidade de absorver todos os raios luminosos e não refletir nenhum), a beca representa a igualdade, além de simbolizar sobriedade, seriedade e sugerir verdadeira abnegação da pessoa que a está usando.

“A vestes talares tem um significado muito grande, como da igualdade entre os alunos. Além de ter a simbologia de ser um manto protetor. No caso da veste usada pelos estudantes de Direito da Una, a beca negra traz do lado esquerdo a logomarca da instituição em vermelho, cor que simboliza os mártires do Direito”, conclui Valdomiro Vieira.

Confira galeria com algumas fotos do evento. (Fotos: Leonhard Schreier)

Para ver mais fotos clique aqui

Eliana Silva

Jornalista Responsável em Jornal Domingo
Formada em Jornalismo pela Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAI (Centro Superior em Gestão, Tecnologia e Educação).
Eliana Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *