quinta-feira, julho 18

Conta de água da Copasa ficará 8,38% mais cara em agosto

conta de água

Um mês depois da conta de luz subir, em média, 8,73% em Minas Gerais, agora é a vez da conta de água, que vai ficar 8,38% mais cara a partir de agosto.

O reajuste, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG), varia de acordo com as categorias e faixas de consumo.

Para os consumidores residenciais que usam 10 mil litros de água por mês – a média do público mineiro –, o aumento na conta de água será de 11,62%. Se comparado com a inflação, o reajuste é mais do que o dobro em relação às bases de preços usadas como referência, que somam 4,43% dos últimos 12 meses encerrados em junho.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), os reajustes tarifários anuais têm o objetivo de repor a inflação e proporcionar os investimentos para garantir a eficiência dos serviços.

São 5,2 milhões de usuários afetados pelo reajuste em 581 municípios do Estado onde a Copasa tem a concessão dos serviços de água e esgoto.

Se os consumidores residenciais terão um impacto maior do que a média, os comerciais e industriais ficarão um pouco abaixo. Para essas categorias, o reajuste será de 7,72%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *