sábado, agosto 24

Quarto escandinavo: confira dicas para criar o seu

quarto escandinavo jornaldomingo.com.br

A estética das regiões do norte da Europa viajou pelo mundo e tem conquistado cada vez mais, os amantes de decoração no Brasil. Diante disso, para quem procura por um design simples, minimalista, clássico e aconchegante, a opção é apostar em um quarto escandinavo.

O objetivo do estilo escandinavo, originário da Escandinávia, em 1950, é transmitir tranquilidade, leveza e conforto em cada lugar da casa. E, justamente por isso, é uma boa ideia para um dos ambientes em que passamos mais tempo – o quarto. Portanto, confira alguns exemplos inspiradores e saiba como incorporá-los!

1. Predominância da cor branca

quarto escandinavo jornaldomingo.com.br

O branco é a principal cor na hora de montar a decoração, que ainda preza por elementos mais neutros, como cinza e bege, pois, esses tons ajudam a iluminar o local. Além disso, ao apostar em jogo de lençóis lisos e nestas tonalidades eles trazem conforto e delicadeza, tornando o espaço clean e sem excesso de itens decorativos.

A luz natural também ganha destaque no estilo escandinavo. Por isso, permita que o ambiente fique todo iluminado seja com janelas mais amplas que podem ser instaladas ou ao manter a porta aberta. Caso não seja possível, por algum motivo, a iluminação pode ser artificial, desde que bem estruturada, para alcançar o resultado pretendido.

2. Objetos simples no quarto escandinavo

quarto escandinavo jornaldomingo.com.br

Simplicidade é a palavra-chave na decoração escandinava. Nos objetos de decoração, a prevalência fica por conta dos elementos produzidos em vidro e cerâmica. Portanto, para decorar o cômodo, vale também optar por almofadas, tapetes, luminárias e plantas, que dão ainda mais vida. Bem como, relógios e porta-retratos também são bem-vindos.

Caso ache que o mobiliário escandinavo ficou monocromático, uma alternativa é acrescentar alguns itens coloridos, mas de tons leves, como rosa, azul claro e cinza. As tonalidades podem ser adicionadas em diversos itens – e até mesmo nas roupas de cama. É o caso, por exemplo, do travesseiro, do edredom, do lençol e por aí vai.

Os tons claros e neutros em madeira predominam nos ambientes, que ficam dinâmicos e agradáveis. Além do piso, os armários também podem ser feitos com o material. Outra opção é ter uma calçadeira na frente da cama. Caso haja espaço, você também pode adicionar uma cadeira ao espaço.

Os lustres e os objetos na cor branca dão um toque delicado, sem deixar a sofisticação de lado nas casas nórdicas. A organização dos itens, que são simples e funcionais, é fundamental para acertar nesse estilo, que só tem a trazer bem-estar. O aconchego deve prevalecer.

3. Móveis em linha reta

quarto escandinavo jornaldomingo.com.br

Os móveis em linha reta são capazes de deixar qualquer ambiente da casa ainda mais acolhedor e aconchegante. Diante disso, a recomendação é adotar esse estilo de modelagem na mobília e nos outros itens decorativos para deixar o quarto encantador e exuberante. A dica é evitar aqueles que apresentem curvas em sua composição.

Outra recomendação em relação ao mobiliário é evitar o seu excesso ao estruturar o ambiente. O importante é que as peças sejam funcionais. Isso significa que elas devem ser úteis – e não apenas meramente decorativas. A expressão “menos é mais” tem valor fundamental em um quarto escandinavo.

4. Aposte nas plantas

quarto-escandinavo-decoracao-branco-cor-clara-quarto 

As plantas deixam os ambientes mais leves, purificam o ar, eliminam as toxinas e promovem muitos outros benefícios. Além dos pontos positivos já citados, elas também deixam ainda mais elegante e gracioso o quarto com o estilo escandinavo. Como conseguir isso? Ao escolher as espécies certas.

Ter uma noite de sono restauradora é fundamental – e as plantas podem contribuir nesse processo. Elas podem ficar nas janelas, que trazem luminosidade ao local, ou, ainda, em outros pontos do ambiente. Para isso, basta ver qual espécie de adapta melhor em cada canto.

Alfazema, Espada de São Jorge, Suculenta e Cactos são algumas das alternativas para deixar o cômodo envolvente e harmonioso.

5 – Use elementos da natureza e tenha organização

quarto escandinavo jornaldomingo.com.br

Vale destacar que, mesmo em um cômodo mais clean, dá para deixá-lo radiante e agradável. Uma das possibilidades é adotar almofadas na cama, principalmente as que remetem à decoração escandinava, como as que trazem elementos da natureza. Montanhas e árvores são alguns exemplos que servem de inspiração.

Além disso, é possível criar um clima delicado e trazer originalidade ao décor com a disposição de quadros na parede. Para dar um toque moderno, as peças podem aparecer em tamanhos diversos e sem uma quantidade pré-estabelecida. O importante é ter equilíbrio, visto que um dos lemas desse estilo é simplicidade.

A organização, por sua vez, é fundamental na decoração escandinava. A quantidade limitada de itens já ajuda para que o ambiente não fique bagunçado. No entanto, é importante manter tudo em ordem para que o cômodo permaneça envolvente, deslumbrante e sofisticado.

Com todas as dicas mencionadas, você conseguirá montar um quarto escandinavo radiante. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *