sexta-feira, setembro 20

Calorias vazias: você já ouviu falar?

As calorias vazias são fonte de alimentos que contém muita caloria e corantes e não possuem nenhum nutriente como vitaminas, minerais e fibras, entre outros que são essenciais para a nossa saúde. Geralmente, esses alimentos não matam a fome, não geram saciedade e elevam a insulina de forma rápida, fazendo com que em pouco tempo nós tenhamos vontade de comer novamente.

Exemplos de calorias vazias são:

– Refrigerantes

– Bebidas alcoólicas

– Biscoito de polvilho

– Margarinas

– Sorvete

– Batata frita

– Salgadinhos

– Doces em geral (balas, pirulitos, chicletes, confeitos, etc);

Ingerir esses alimentos, que são considerados alimentos de calorias vazias, ou seja, de maior valor calórico, mas com pouco ou nenhum valor nutricional, pode gerar aumento de peso. Eles não trazem benefício algum ao organismo e, principalmente, para a sua saúde. Por isso, devem ser evitados, inclusive em dietas.

Dê preferência aos alimentos de verdade, ricos em vitaminas, proteína, gorduras boas, minerais e fibras, como os vegetais (legumes e verduras), frutas, carnes magras, azeite extra virgem, leite e derivados, pães e arroz integral. Esses sim vão trazer muitos benefícios e muita saúde para o seu organismo.

O segredo de uma alimentação saudável será sempre o equilíbrio. Procure um nutricionista para planejar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Jailson Vieira

Coluna Dicas do Jailson em JornalDomingo.com.br
*Dr. Jailson Vieira é nutricionista Clinico | E-mail: jailson.nutri@hotmail.com
Jailson Vieira

Últimos posts por Jailson Vieira (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *