quinta-feira, novembro 21

Quão importante é a tecnologia para a gestão de uma empresa?

Fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que o desenvolvimento tecnológico ocorre em velocidade acelerada.

Uma das definições de tecnologia é a aplicação de conhecimento científico para objetivos práticos, o que pode ser diretamente aplicado à gestão empresarial de modo a fazer com que ela seja ainda melhor. Quando novas tecnologias surgem, o mundo é impactado por isso de alguma maneira. Isso é evidente hoje em dia, com toda a velocidade com que a sociedade exige e está acostumada.

Como diz o ditado, tempo é dinheiro, ou seja, quando mais otimizada for a gestão de uma companhia, menos ela perde tempo, menos perde recursos e, consequentemente, melhora sua eficiência e sua eficácia.

A tecnologia tem um papel imprescindível nessa procura por agilidade, praticidade e eficiência, com sistemas, técnicas, práticas e procedimentos que podem ser aplicados em prol de seu crescimento e desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de gestão de empresas ou organizações, estamos reforçando o papel da liderança para a tomada de gestão.

Já dizia um antigo colega: gerenciar é tomar decisões o tempo todo!

E para tomar decisões é necessário analisar os dados. Assim, estes nunca foram tão importantes para as empresas. Armazená-los, analisá-los e colocá-los em bom uso são tarefas que a tecnologia nos ajuda a fazer e você, provavelmente, já ouviu ambos os termos: Business Intelligence e Business Analytics. Mas qual é a diferença e como saber se a sua empresa deve optar por BI ou BA?

Em geral, os softwares de BI possuem ferramentas que fazem querying (perguntas para validar o que um dado quer dizer) e geram relatórios, contando também com um dashboard que traduz esses dados em gráficos fáceis de se compreender.

Ainda que o termo BI seja bastante amplo, nos negócios ele é utilizado, principalmente, para gerar insights com base em dados históricos. A maioria dos softwares pode ser obtida isoladamente e integrada a sistemas que uma empresa já utiliza (como CRM e ERP).

A principal diferença entre como dados são tratados pelo BI e pelo Business Analytics são painéis interativos que, no Business Intelligence, ajudam o usuário a compreender os dados que possui.

O Business Analytics é uma forma de levar a inteligência do BI um passo adiante. Ele se aproxima à ciência de dados, aplicando os padrões identificados nas informações que uma empresa utiliza para alimentar o software, na construção de modelos preditivos. Ele também pode ser aplicado a processos rotineiros, como a detecção de fraudes nas instituições financeiras, com muito mais rapidez que qualquer outra tecnologia.

Examinando dados com ferramentas mais sofisticadas, BA cria o que chamamos de insights profundos e pode apontar, baseado em dados históricos, um roadmap para o futuro. Os algoritmos do Business Analytics não têm como única tarefa analisar dados com base em regras pré-determinadas. Eles processam dados brutos e são capazes de aplicá-los para entender correlações, relacionamentos, padrões e, assim, gerar previsões que acarretam decisões diferentes e mais precisas.

Business Intelligence e Business Analytics são, ambas, ferramentas para melhorar a tomada de decisão. Elas apenas utilizam metodologias diferentes para fazer isso.

Enquanto o BI trabalha com dados do passado, avaliando o que já aconteceu dentro da empresa e quais ações podem ser tomadas para repetir sucessos e evitar fracassos, o BA se concentra no uso de Inteligência Artificial para prever o futuro. Machine Learning é um dos recursos que dão ao Business Analytics o poder de prever o impacto das decisões nos rumos do negócio.

Quando falamos de modelagem de dados, podemos ver claramente a diferença entre optar por BI ou BA. Se uma empresa precisa fazer análises complexas de seus dados, como as utilizadas pelos cientistas de dados e estatísticos, ela utiliza Business Analytics.

Então, se a sua empresa precisa correlacionar dados (simples análises), é o Business Intelligence que vai ajudar.

Excelente semana a todos e ótimos negócios!

João Paulo Lopes

Coluna Vamos falar de gestão de empresas? em JornalDomingo.com.br
Consultor Empresarial. E-mail: joao.lopes@noussm.com
João Paulo Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *