sexta-feira, novembro 22

Os dentes de Feliciano e o falso heroísmo parlamentar

Não há que se contestar o avanço dado em 1988 quando o Brasil promulgou a atual Constituição Federal, que instituiu um modelo democrático de Estado no país e deu maior abertura às vozes da sociedade.

Por cessar um regime militar autoritário, a Constituição garantiu então um poder maior aos parlamentares, já que são estes que, por receberem a maior quantidade de votos nas eleições, ficam responsáveis por defender as bandeiras do eleitor nos 4 anos de mandato.

Acontece que houve, certamente pelo contexto histórico que marcou a criação da Constituição Federal, uma supervalorização do parlamentar.

Não é porque teve mais votos na urna que não deve consultar a população durante o mandato, e não é porque conquistou o direito de representar o povo que se pode pegar 157 mil reais do contribuinte para reconstituir os próprios dentes numa clínica de luxo.

Mas é o que fez o parlamentar Marco Feliciano, deputado federal do PSC, alegando ter bruxismo e baseando a sua conduta no “já que posso fazer, não há nada de errado”.

Tal comportamento expressa o total desligamento do parlamentar quanto a realidade do povo brasileiro, que tem o salário engolido pelos impostos   e a quem falta dinheiro pra muitas coisas essenciais, dentre elas a saúde bucal. Mostra, ao mesmo tempo, o poder exagerado concedido aos nossos parlamentares, como se heróis fossem.

É preciso inverter essa lógica. A população precisa ser mais ouvida, mesmo fora do período eleitoral, o imposto só deve existir para o necessário, a saúde bucal tem que ser acessível para todos os brasileiros e, principalmente, é preciso parar de dar poder para falsos heróis.

Igor Prado

Coluna Sem Cerimônia em JornalDomingo.com.br
Igor Prado é uma liderança política jovem da cidade, que nesta coluna se dedica a refletir sobre os principais temas da política nacional. É assessor na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pouso Alegre; Diretor do Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA); Estudante do 10º Período no curso de Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas l E-mail: igorpradotavaresmg@gmail.com l Redes sociais: @igorpradomg
Igor Prado

Últimos posts por Igor Prado (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *