segunda-feira, novembro 18

Gastronomia afetiva

Acabei de chegar da feira. Faço isso sempre que posso, onde quer que eu esteja, mesmo que seja simplesmente para passear e tomar um pouco de sol no rosto. Mas hoje foi diferente. Uma imagem me remeteu à tudo o que me fez chegar até aqui.

Uma avó com o seu neto de uns 4 ou 5 anos andando e apontando, a banana, o tomate, a mandioca… Isso trouxe à tona uma daquelas memórias afetivas, aquelas que fazem com que muitas outras boas lembranças apareçam em sequência.

Diminuí o ritmo e acompanhei por mais alguns metros o caminho dos dois, até que fui contar a eles a minha própria história e de como aquele garoto que ia à feira com a avó todas as sextas feiras se tornou um chef de cozinha anos depois.

Esse é o meu primeiro artigo com vocês e exatamente por isso resolvi apresentar essa história. Como eu comecei e formei muito daquilo que tenho até hoje nesses mais de 24 anos na gastronomia.

As relações afetivas e as lembranças cheias de saudade são muito maiores quando trazem elementos da gastronomia: o cheirinho do feijão cozinhando, aquele assado na noite de Natal, pão quentinho saindo do forno, café sendo coado… Conseguiria ficar aqui escrevendo uma série de outros exemplos, mas deixo para que você complete a sua lista. E se me permitir uma sugestão, aprofunde a sua memória mais rica, aquela que envolve as relações afetivas e a gastronomia. Certamente verá que tem lembranças com gostos e aromas que não diminuem, não importa quanto tempo passe.

Daqui pra frente estaremos juntos em artigos que terão como tema a gastronomia e todos os assuntos com ela relacionados. De pitadas históricas à sugestões de receitas e harmonizações. E independente de qual seja esse tema, teremos sempre muita paixão envolvida.

Um brinde e que a nossa história que começa hoje possa ser longa, cheers.

Ronaldo Rossi

Coluna Toque do Chef em JornalDomingo.com.br
*Chef de cozinha autodidata, professor e consultor na área de gastronomia; especialista em cervejas e harmonizações; jurado de concursos cervejeiros; curador de eventos cervejeiros; colunista da Revista da Cerveja; nutricionista, criador e coordenador do Cervejocast e do canal
Confraria do RR; idealizador do BeerCON; professor em formação de sommelieres de cerveja desde 2011. Foi inventor da Cervejoteca, a
mais antiga loja de cervejas de São Paulo.
E-mail: falecom@ronaldorossi.com.br
Ronaldo Rossi

Últimos posts por Ronaldo Rossi (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *