segunda-feira, outubro 21

Financiamento Imobiliário x Aluguel

Um leitor me questionou sobre uma situação um tanto quanto comum: ele comprou um apartamento financiado, porém está passando por uma situação não muito confortável financeiramente, então gostaria de saber se vale a pena vender o imóvel, aplicar o dinheiro e morar de aluguel.

Para uma resposta mais precisa é preciso verificar a situação financeira da pessoa como um todo, e a resposta não é trivial. Contudo há algumas ações que podem e devem ser tomadas, e isto sim vale para qualquer caso.

Antes de vender o imóvel é importante entender que a dívida do crédito imobiliário pode ser considerada uma dívida boa. Normalmente tem juros justos e se trata de um investimento para a vida toda. Tendo isto em mente, é necessário verificar qual a taxa de juros está sendo paga neste financiamento. Em setembro de 2018 a Caixa Econômica Federal reduziu as taxas de juros de crédito imobiliário para aquisição de imóveis do SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). Com a diminuição de 0,75 ponto percentual, válida para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão, a taxa mínima de juros passa de 9,5% para 8,75% ao ano.

A primeira ação é renegociar os juros com seu banco para conseguir diminuir o valor das parcelas. Se não obtiver sucesso, é possível portar este financiamento para outro banco. Muitas vezes outros bancos oferecem taxas menores para que os clientes transfiram seus financiamentos.

Outra opção é usar o FGTS para amortizar as parcelas do financiamento. É possível utilizar seu FGTS a cada dois anos para liquidar parte da dívida.

A possibilidade de venda do imóvel traz um conforto momentâneo na sua vida financeira, mas precisa ser consciente, de forma que o valor que sobre seja investido para uma conquista futura. A troca do imóvel próprio por um de aluguel diminui o custo fixo mensal, mas, se não houver um novo planejamento, pode não solucionar a questão.

Em resumo, faça simulações das várias opções e consequências de cada decisão possível. Com isto você terá segurança para percorrer o caminho escolhido.

 

Leandro Paiva

Coluna Planejamento Financeiro Pessoal em JornalDomingo.com.br
Planejador Financeiro Pessoal na GFAI. Contatos: leandro.paiva@gfai.com.br www.facebook.com/leandropaivagfai
Leandro Paiva

Últimos posts por Leandro Paiva (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *